+

Aconteceu | Enquetes | Sou Prettobásico | Desfile | Revenda | Faça seu pedido | É bom Saber | Saiu na mídia

Todas as peças são desenhadas e projetadas por designers, onde as ilustrações e os modelos são exclusivos da |Prettobásico|.

O mais interessante é que para cada modelo são fabricados um número limitado de peças. O que resulta numa EXCLUSIVIDADE quase que absoluta.

Vamos valorizar a arte e os símbolos da África, com toque brasileiro da grife prettobásico.

ORIGEM E HISTÓRIA.

Pano de algodão produzido em Gana e Costa do Marfim…
Adinkra é um pano de algodão produzido em Gana e Costa do Marfim, que tem símbolos tradicionais Akan gravado nele. Os símbolos representam adinkra provérbios populares e máximas, o registro de eventos históricos, manifestar determinadas atitudes ou comportamentos relacionados com figuras retratadas, ou conceitos exclusivamente relacionados às formas abstratas. É um dos vários panos tradicionais produzidos na região.

Um direito exclusivo da realeza…
O povo akan (do que é hoje Ghana e Côte d’Ivoire) desenvolveram competências significativas na tecelagem, no século XVI, com Nsoko (hoje Begho) um importante centro de tecelagem. Adinkra, originalmente produzido pela Gyaaman clãs da região Brong, era o direito exclusivo da realeza e líderes espirituais, e só podem ser utilizadas para cerimónias importantes.

No início do século XIX…
Durante um conflito militar no início do século XIX, causada pela Gyaaman tentando copiar o vizinho, fez de Asante “ouro” (o símbolo da nação Ashanti), o rei Gyaaman foi morto. Seu manto adinkra foi tomada por Nana Osei Bonsu-Panyin, o Asante Hene (Asante King), como um troféu. Com o roupão, veio a conhecimento da aduru adinkra (a tinta especial utilizada no processo de impressão) e do processo de estampagem de desenhos em pano de algodão.
Com o tempo, o Asante desenvolveu a simbologia adinkra, incorporando suas próprias filosofias, de contos populares e da cultura. Símbolos Adinkra também foram utilizados na cerâmica, trabalhos em metal (especialmente abosodee), e agora estão incorporados modernos modelos comerciais (onde seus significados estão relacionados a dar significado adicional ao produto), escultura e arquitetura.

Usado em Gana para ocasiões especiais…
Adinkra pano é mais amplamente disponíveis hoje, embora os métodos tradicionais de a produção não estar muito em uso. A tinta tradicional (aduru adinkra) usado para carimbar, é obtido através da fervura da casca da árvore Badie com escória de ferro. (Porque a tinta não se fixava, logo o material não deveria ser lavado!) Pano Adinkra é usado em Gana para ocasiões especiais como casamentos e ritos de iniciação.

Conheça nossos produtos, clique aqui.

Prettobásico®
A moda que valoriza a cultura afro brasileira.

Anúncios